Arte paga ou gratuita?

Todo mundo acompanhou o caso, mesmo que de longe, do Megaupload. Aliás, caso esse bem longe de acabar. Resolvi então postar algumas citações de pessoas do mundo da arte.

“A ideia do Metallica e de outros roqueiros de ficarem ricos com sua música não deverá obrigatoriamente continuar acontecendo. Talvez porque estejamos entrando em uma nova era em que a arte será gratuita.”
“Precisamos ser claros com relação a este assunto. Há apenas poucos séculos, se tanto, que os artistas ganham dinheiro com sua arte. Artistas nunca tiveram dinheiro. Muitos tiveram patrões, como governantes, nobres a Igreja ou o papa. Ou tinham outro emprego. Eu tenho outro emprego, faço filmes, ninguém me diz o que devo fazer e ganho meu dinheiro produzindo vinho. É só ter outro emprego e acordar às 5 da manha para escrever seu script”.
“Quem disse que a arte deve custar dinheiro? Aliás, quem disse que os artistas devem ganhar dinheiro?”

Francis Ford Coppolla
Fonte: http://the99percent.com/articles/6973/Francis-Ford-Coppola-On-Risk-Money-Craft-Collaboration

“Eu acho que é uma boa ideia porque são pessoas trocando músicas. Isso não tem nada a ver com indústrias ou finanças. São apenas pessoas que querem música e não existe nada de errado com isso. É o mesmo que alguém ligar a porra de um rádio; é o mesmo que alguém colocar uma fita cassete pra gravar quando a BBC toca um especial na rádio. Eu não acho que é um crime, isso tem sido assim por anos. É o mesmo que pessoas fazerem fitas umas para as outras. A indústria está se sentindo mais ameaçada porque é a rede mundial, é uma esfera maior de troca, mas eu não acho que uma coisa horrível pra caralho como dizem. A primeira coisa que deveríamos fazer é mandar todos esses milionários desgraçados calarem suas bocas e pararem com essa boiolagem devido a 25 centavos que eles estão perdendo por segundo.”

“MÚSICA É ALGO QUE NÃO DEVERIA CUSTAR NADA, SER TOTALMENTE LIVRE.”

Dave Grohl (Foo fighters)
Fonte: http://whiplash.net/materias/news_843/146438-foofighters.html

“As mudanças na indústria da música não nos afetou adversamente, por que nós sempre tivemos uma forte relação com nossos fãs”.
“Isso afeta artistas que mantém relações apenas com suas gravadoras e dependem da venda de seus discos e não de seus fãs.”
“Os fãs também compram as mercadorias oficiais, que garantimos ter boa qualidade. Entretanto, o que não endossamos são as pessoas que lesam nossos fãs e a banda com material de péssima qualidade.”

Bruce Dickinson (Iron Maiden)

“Fazer download de músicas é o mesmo que eu costumava fazer – eu costumava gravar (do rádio) uma coleção das músicas que eu gostava. Eu não me importo.”

“Eu odeio todos esses grandes e bobos astros do rock que reclamam – pelo menos eles estão baixando sua música, seu babaca, e estão prestando atenção, você me entende?”
“Vocês deveriam apreciar isso – do que vocês estão reclamando? Vocês têm cinco mansões, então calem a boca.”

Liam Gallagher (Oasis)
Fonte: http://www.gigwise.com/news/55722/Liam-Gallagher-%27I-Don%27t-Mind-Illegal-Downloading%27

“Acho que a inocência dessa pirataria acaba de vez quando as pessoas começam a vender e têm lucro com o produto “ilegal” – aí deixa de ser uma troca entre amigos.”
“Em breve a tecnologia vai fazer as pessoas pararem de fazer download de músicas, elas vão simplesmente ouvir online. Se tudo isso estiver ali nos grandes portais, quem vai perder tempo procurando torrents?”
“Prefiro tentar me adaptar e aperfeiçoar esses novos meios do que lutar contra eles, isso seria perda de tempo.”

John Ulhoa (Pato Fu)
Fonte: http://blogs.estadao.com.br/link/pessoas-nao-pagam-por-aquilo-que-e-ofert/
6 comentários em “Arte paga ou gratuita?”

  1. Acabaram de falar os que arrecadaram milhões com direitos autorais. Arte é trabalho sim e direito autoral é como propriedade intelectual, como patente. Cambada de sem criatividade que assola o planeta, agora querem meter a mão.. Esses depoimentos são fragmentados e só falam como famosos porque um dia ganharam muito dinheiro com isso.

  2. Acredito que todo artista deve sim ser remunerado. O problema são as grandes empresas que ditam as normas e querem ganhar rios de dinheiro, seja com discos, merchandising ou mesmo direitos autorais.

  3. Eri, estamos (eu, Paulo Blue, Pedrão e Fernando Medeiros) iniciando a banda Cantalupo. Já temos umas 9 músicas ensaiadas, tudo autoral. Nós não queremos ganhar dinheiro com isso, queremos fazer arte. Mas também não queremos perder dinheiro, porque aí inviabiliza a coisa. Portanto nossa arte é gratuita, por ideologia; e paga, por necessidade. Grande abraço e parabéns pelo blog.

Deixe um comentário

